.png)
A Associação Afro em parceria com a Prefeitura de Poá inaugurou a Casa de Acolhimento Municipal de Poá no dia 16 de abril de 2021, no bairro Vila Acorena. Com a capacidade máxima de abrigar 30 residentes de ambos os sexos a partir dos 18 anos de idade.
O serviço que integra a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Tem como prerrogativa o atendimento integral que garanta condições de estadia, convívio, endereço de referência, para acolher com privacidade, respeitando costumes, tradições, grupo familiar, raça/etnia, identidade de gênero, orientação sexual e religião de pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito sem condições de autossustento.
.jpeg)
.jpeg)
Com o objetivo de assegurar acolhimento e proteção integral aos usuários do serviço, respeitando costumes, tradições e a diversidade, atendo-se às normativas da Política Nacional para População em Situação de Rua, conforme Decreto n. 7053 de 23 de dezembro de 2009 e resolução do CMAS n°06/2017, a Casa de Acolhimento conta com uma equipe multiprofissional com serviço 24 horas, sendo eles: atendimento com psicóloga e assistente social, além dos encaminhamentos para Unidade de Saúde Básica - UBS, saúde mental, retorno escolar, inserção no mercado de trabalho e fortalecimento de vínculos familiares.
A Afro, também, promove oficinas de bem estar como rodas de conversas, atividades como artesanato, jogos e pintura para os acolhidos. Além de comemorações de datas especiais como campanhas de conscientização, aniversários, 13 de maio, Natal, Ano Novo e entre outros.
A Afro se empenha na contratação de colaboradores para excelência no atendimento dos acolhidos. Atualmente, a Casa Municipal de Passagem conta com um coordenador, um psicólogo, um nutricionista, um assistente social, um cozinheiro e um auxiliar de serviços gerais.
